PALAVRA DA PRESIDÊNCIA




“ O bom pastor chama as ovelhas pelo nome, depois de conduzir suas ovelhas para fora, vai adiante delas, as ovelhas seguem-no pois conhecem a sua voz”(Jo 10, 3b -4 )
Amada Irmãos e Irmãs! a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, a graça e a força de Nossa Senhora de Pentecostes estejam contigo!
Que essa carta ao chegar até seu coração e ao seu Grupo e Oração, que é o Coração de Deus, possa enchê-lo    (a ) da unção e da visão do Pastoreio necessárias para a missão  lhe confiada pelo Bom Pastor, afinal, você é um (a) escolhido(a ) Dele, portanto deixe-se desde já ser conduzido(a) por Ele.
Nos dias 25, 26, 27, 28 e 29/01 estivemos no  ENF–ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO 2012, na cidade de Lorena –SP, onde através do Tema para a RCC para esse ano “ Apascenta as minhas ovelhas “Jo 21,17 toda a nação carismática do Brasil, pode ser apascentada e fortalecida na sua missão de Pastoreio. Lá pudemos ser alimentados e olhar cada um para o seu rebanho com um olhar de pastor renovado pelo Bom Pastor, nosso Senhor JESUS CRISTO. Além de apascentados voltamos motivados e direcionados a apascentar as nossas ovelhas, e louvamos e bendizemos o nome Santo do Senhor pelas obras maravilhosas que faz a cada dia diante do nosso chamado.
O ano de 2012 nos convida ao Pastoreio, movidos pelo diálogo de Jesus com Pedro, onde três vezes indagou Jesus a Pedro se o amava mais que àqueles, e esse responde nas duas primeiras indagações, que sim e obtém como resposta “apascenta minhas ovelhas”, e na terceira indagação, percebemos que o discípulo se entristece, e responde ao Mestre: “Senhor  sabes tudo, tu sabes que te amo”, e o Senhor Jesus diz-lhe: “ Apascenta as minhas ovelhas”.
Assim como a Pedro, vem  Jesus nosso Mestre , Senhor, Rei e Pastor, perguntar a cada um de nós, se o amamos mais que àqueles  estão à nossa volta, e nos ordena em nome desse amor a apascentar as suas ovelhas, de fato, o pastoreio nos convida a viver de forma concreta esse chamado , tendo sempre em vista alguns aspectos fundamentais como:
A Figura do Pastor
Quem nós pastoreamos
Como e devo Pastorear.
Amado(a)irmão(ã), nesse mandato em que recebemos ,somos  convidados ora a sermos pastores e ora a sermos ovelhas.Nos textos contidos no Antigo Testamento, em Ezequiel 34 e Jeremias 23, o Senhor Deus nos fala de um modelo de Pastor real, que é Ele mesmo, quando sente a indignação diante dos pastores que não cuidaram das suas ovelhas, quem diz: “ Vou Eu mesmo tomar conta das minhas ovelhas, velarei sobre elas” ( Ez 34, 11). Podemos perceber nesse versículo o quanto o coração do Pastor bate por causa das suas ovelhas.
Sabe irmão (ã ), é bem verdade que em muitos momentos sentimos que o nosso pastoreio pôde não ter surtindo os efeitos que desejaríamos, mas nesse ano de 2012, é muito importante termos a convicção de que  o Senhor Deus dará a cada um de nós a essência daquilo que precisaremos para pastorear, pois somos já nesse início de caminhada convidados a sentarmos aos pés do mestre, assim como os discípulos subiram ao Monte Tabor com Jesus, assim nós necessitamos subir ao monte com o mestre.
Pois o nosso pastoreio nos foi entregue pelo Senhor, como uma responsabilidade muito séria e muito linda, que também nos faz vivenciar o ser pastor como uma posição de risco, pois sabemos que o nosso rebanho está exposto aos ataques do ladrão e do salteador, conforme João 10,1-3, o que requererá de nós a vigilância contínua pelo redio e pelo campo.
Saiba que foi Deus quem te escolheu para estar à frente!, não tenha medo de fazer ecoar a sua voz, é sua voz que as ovelhas precisam ouvir, pois a voz do pastor diante das ovelhas tem que ser de comando, de um peso grande, a voz que conduz a salvação e não a perdição, pois um líder não é aquele que precisa brigar com ninguém, ele se levanta e vai e os outros vão com ele.
Não tenha medo de entrar na barca, pois Pedro fazia assim, e você como coordenador (a) em seu ministério, saiba que se você entrar na barca, os outros vão com você.
Não tenha medo de amar mais do que todo mundo o seu Grupo de Oração e ser essa referência de maior amor que todos, lembre-se de que a primeira condição para ser pastor é Amar a Jesus.
Não tenha medo de lutar e combater pelas suas ovelhas quando o lobo chegar, é para isso que Deus te colocou aí , para não parar diante dos riscos, das tribulações, dos sofrimentos e até mesmo de observar se a sua ovelha não está comendo demais e correndo o risco de ficar asfixiada ou se está sem o alimento necessário.
Em João encontramos muitas das características do Bom Pastor: aquele que apascenta e dá alimento ( Jo 21,15a); Aquele que ama mais ( João 21, 15b), sim aquele que ama mais,porque tem consciência de que Deus está pedindo sempre mais.
Amado(a), irmão (ã ) a maior dor que nós podemos sentir é aquela que acontece com aqueles a quem nós amamos, e sabemos que não existe dor maior num Grupo de Oração quando sentimos que o perigo o está rondando.
Por isso, não tenha receio de passar a fragrância de Cristo sobre as nossas ovelhas que é o perfume da santidade, que exala de uma vida reta, de uma vida de oração , sim, pois o Pastor deve ser um homem, uma mulher de oração, de uma fé além da razão, que confirma os seus irmãos na fé testemunhando-a, que tem sempre como regra: seguir a voz de Deus através da escuta profética.
É através da força da oração que conheceremos as nossas ovelhas, pois estamos pastoreando filhos e filhas amados de Deus, pois Ele  confiou tanto em mim e  em você, que colocou seus  amados para nós apascentarmos.
Não tenhamos dúvidas e nem receio durante o combate, em estarmos no alto da montanha com o cajado de Deus na mão , como Moisés ( Ex 17,8 ), pois é assim que venceremos  todos s batalhas, lembre-se de que para subir à montanha, Moisés levou consigo dois homens de oração , Aarão e Hur que sustentaram seus braços durante o duro combate, mas esses eram  também homens que conheciam o que estava no coração de Deus e conheciam também o coração do seu Pastor. Escolha entre os seus, aqueles que estão dispostos a subir a montanha com você , que conheçam o coração de Deus e conheçam também o seu coração de Pastor (a ), para que junto com você, sustentem seus braços e ajudem a  vigiar o seu rebanho enquanto você cuida das ovelhas e trabalha para colocá-las para dentro do redio .Pois sabemos que nesse tempo o Senhor nos chama a exercer o nosso Pastoreio através de um nível maior de intimidade com Ele, como  pescadores de almas, que o Senhor conduz a transição de pescador para pastor,como foi com Pedro.
Que você já possa sentir desde já, a fragrância do BOM PASTOR passando pelo seu redio e o seu campo, conduzindo a cada uma das ovelhas, que ele e você sabem exatamente onde está e como estão.
Estamos num ano privilegiado em nossa Diocese através das formações, lembre-se “O bom pastor chama as ovelhas pelo nome e as conduz as pastagens” Jo10,3b, não tenha medo de levá-las para o campo para se alimentarem.
Apascentar significa dar alimento, conduzir ao campo que tem alimento, pois o cuidado com as nossas ovelhas não pode ficar só limitado ao redio do Grupo de Oração, os pastores também levavam as ovelhas para o campo, é lá que se encontra o alimento, logo, conduzir para o campo é levar para se alimentar.
Levar as ovelhas para o campo , significa também correr riscos,pois nele o lobo tem possibilidades de atacar.Aquele que não tem a coragem de levar a ovelha para se alimentar não é pastor. Como pastor constituído por Deus, não tenha medo de fazer o povo se formar, de levá-lo a fonte, conforme o Salmo 22,2.
Que o Espírito Santo ilumine o seu ministério nesse ano de 2012 e derrame abundantemente sobre você a unção do pastoreio, de parresia e de ousadia profética! Em nome do Pai +, do Filho + e do Espírito Santo +. Amém.

Com Maria e São Miguel Marchemos!
Beata Elena Guerra, rogai por nós!

Abraços Fraternos!

JESUS BOM PASTOR APASCENTA - NOS E ENSINA-NOS A APASCENTAR AS SUAS OVELHAS!

José das Dores Sátiro
Presidente do Conselho Diocesano
 RCC- Diocese de Registro -  SP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...